Mais eficiência e mais TKU

Escrito por: Antf | postado em: 03/03/2017

Em duas décadas, taxa de aumento de produção ferroviária é quase o triplo do crescimento do PIB do Brasil.

 

Desde o início das concessões, processo ocorrido há cerca de duas décadas, as ferrovias voltaram a exercer um papel de destaque na logística brasileira. Apesar de a malha ferroviária do País ter cerca de 28 mil km, densidade pequena em relação a outros países com dimensões continentais, as ferrovias têm ampliado aqui, anualmente, a sua representatividade na matriz de transporte e movimentam hoje aproximadamente 25% das cargas.

 

A gestão das empresas concessionárias associadas à ANTF garantiu um aumento da eficiência das ferrovias nos últimos 20 anos. Em 2015, a produção ferroviária atingiu 332 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil), o que significa um aumento de 142% desde o início das concessões. No mesmo período (entre 1997 e 2015), o PIB brasileiro cresceu 53,1% e atingiu R$ 5,9 trilhões em 2015. Isso significa que a taxa de aumento da produção ferroviária é quase o triplo do crescimento do PIB brasileiro.

 

É por intermédio das ferrovias que grandes volumes de commodities chegam aos portos brasileiros, o que permite a elevação contínua das exportações, ampliando o superávit do comércio exterior brasileiro. Atualmente, mais de 35% das commodities chegam aos portos por ferrovia, e esse numero é ainda mais expressivo quando se trata de açúcar (cerca 55%) e minérios (mais 90%).

 

A movimentação de contêineres pelos trilhos também é crescente, graças à vocação desse meio na cadeia do transporte multimodal, que é o modelo ideal para a consolidação de uma logística eficiente e a redução do Custo Brasil.

 

Para garantir a continuidade do crescimento das ferrovias de carga e manter a sua grande contribuição para a economia brasileira, é preciso o reconhecimento do trabalho já desenvolvido pelas concessionárias e ampliar a malha existente, possibilitando que os trilhos cheguem a outros importantes polos produtores do País.

SETOR DE AUTARQUIAS SUL - QUADRA 01
BLOCO J - ED. CNT - TORRE A | SALA 605
70070-010 | BRASÍLIA/DF
Ver no mapa
  • T. (61) 3212-8900
  • F. (61) 3212-8919
Fechar

Participante

Fechar

IMPRENSA

Fechar

Aviso

Agradecemos
seu contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Fechar

Aviso

Agradecemos
a sua inscrição

A organização enviará um e-mail com a confirmação do seu nome na lista de participantes do VII Brasil nos Trilhos 2017.