AVANÇO EXPRESSIVO DO TRANSPORTE DE GRÃOS

Escrito por: Antf | postado em: 23/09/2021

Modal ferroviário responde pela movimentação de mais de 42% das commodities agrícolas

 

As ferrovias de carga têm um papel essencial no comércio exterior brasileiro e contam com uma participação crescente no volume transportado anualmente. Mais de 92% dos minérios chegam aos portos pelos trilhos, por exemplo.

 

Os trens de carga respondem ainda pelo transporte de mais de 42% das commodities agrícolas exportadas. No caso do açúcar, esse índice é de cerca de 42%; e 46% dos cereais chegam aos terminais marítimos pelos trilhos. O transporte ferroviário do farelo de soja e da soja corresponde, respectivamente, a 45% e a 31% do volume total que chega aos portos.

 

Há ainda boas perspectivas no segmento de contêineres, cuja movimentação cresceu mais de 134 vezes desde o início das concessões: em 2020, as ferrovias transportaram aproximadamente 468 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), diante dos 3.459 registrados em 1997.

 

Porto de Santos

 

O modal também tem ampliado a sua participação no deslocamento de mercadorias até o porto de Santos, o principal porto do País. Em 2010, as cargas transportadas pelos trens somaram 19 milhões de toneladas, 19,5% de tudo o que passou pelos terminais do porto naquele período. Em 2020, chegou a 36,6 milhões de toneladas, 49% das cargas. No caso do açúcar, em 2020 o porto santista foi responsável pela exportação de 17,08 milhões de toneladas (mais de 64% da exportação da commodity do Brasil); 47,65% daquele volume chegaram via trilhos.

 

Com os novos e robustos investimentos das associadas da ANTF — especialmente os da Rumo, aprovados em maio de 2020 com a renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista, e que visam a mais do que dobrar a sua capacidade, de 35 milhões para 75 milhões de toneladas até 2025 —, os percentuais acima deverão aumentar consideravelmente. A expectativa é de que, em dez anos, o modal responda por pelo menos metade das mercadorias que chegam e saem do cais santista.

 

Seguindo a experiência bem-sucedida de grandes portos dos Estados Unidos, Europa e China, a saída para a superação dos gargalos logísticos será via ampliação do modal ferroviário.

 

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