CARGA GERAL: EXPANSÃO ANUAL MÉDIA CHEGA A 4,1%

Escrito por: Antf | postado em: 07/06/2023

Produção ferroviária total aumentou 170,5% em TKU desde o início da série histórica, com uma redução de 0,1% em 2022 e crescimento anual médio de 4,1%.

 

Desde o início das concessões, processo ocorrido há mais de duas décadas e meia, as ferrovias voltaram a exercer um papel de destaque na logística brasileira, e têm ampliado de forma significativa os seus índices de produtividade.

 

A gestão das empresas concessionárias associadas à ANTF garantiu um robusto aumento da eficiência das ferrovias nos últimos anos. Em 2022, a produção ferroviária atingiu 371,1 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil), o que significa uma elevação de 170,5% desde o início das concessões — a produção era de 137 bilhões de TKU em 1997.

 

O avanço medido em toneladas úteis (TU) foi igualmente expressivo nesse mesmo período: o transporte de cargas atingiu 500,8 milhões de toneladas, bastante superior ao volume de 1997, de 253 milhões de toneladas; aumento de 98%.

 

O transporte ferroviário de Carga Geral em 2022, apresentou um crescimento de 11,7% em sua produção (TKU) em comparação a 2021, saindo de 109,7 bilhões de TKU para 122,3 bilhões de TKU, já na movimentação de carga esse crescimento foi de 6,4%, saindo de 133,2 milhões de TU em 2021 para 141,7 milhões de TU em 2022. Quando comparado a 1997 – início das concessões – esse crescimento é de 111% na movimentação (TU) e 353,8% na produção (TKU). Com tal crescimento o transporte de carga geral representa 33% da produção ferroviária e 28% da carga movimentada.

 

A movimentação de Carga Geral é muitas vezes feita por contêineres e revela uma diversificação bastante relevante no portfólio de produtos: de cerveja a televisores, de ovos embalados a vidro, de materiais de higiene e de limpeza a carnes e bebidas, todos eles incorporados às carteiras das concessionárias associadas à ANTF. O transporte de carga conteinerizada em 2022 teve um crescimento de 19% em comparação a 2021, sendo transportado mais de 575 mil TEUs, gerando um crescimento anual de 22,7%.

 

A rigor, trata-se de uma mudança de paradigma para o setor ferroviário: ele continua fortíssimo no transporte de commodities minerais e agrícolas, essenciais para a economia brasileira. Mas é cada vez maior o destaque aos produtos industrializados. E não por acaso. Ao contrário do que se costuma pensar, as ferrovias são ideais para o transporte de produtos sensíveis e/ou de alto valor agregado, porque — sobre trilhos — vagões e mesmo composições inteiras não sofrem grandes oscilações ao longo do trajeto, o que explica, em grande medida, os exemplos acima.

 

É por intermédio das ferrovias que grandes volumes de commodities chegam aos portos brasileiros, o que permite a elevação contínua das exportações, ampliando o superávit do comércio exterior brasileiro. Atualmente, cerca de 48% das commodities agrícolas chegam aos portos por ferrovia, e esse número é ainda mais acentuado quando se trata de açúcar e milho (cerca de 50%) já o transporte de granéis minerais ultrapassa 90%.

 

Para garantir a continuidade do crescimento das ferrovias de carga e manter a sua grande contribuição para a economia brasileira, é preciso o reconhecimento do trabalho já desenvolvido pelas concessionárias e ampliar a capacidade da malha existente, possibilitando que os trilhos cheguem a outros importantes polos produtores do País.

Informações do Setor

Comunicação e Imprensa

SETOR DE AUTARQUIAS SUL - QUADRA 01
BLOCO J - ED. CNT - TORRE A | SALA 605
70070-010 | BRASÍLIA/DF
Ver no mapa
  • T. (61) 3212-8900
Fechar

Fornecedores

Inscrições no local.

Fechar

PÚBLICO EM GERAL

Inscrições no local.

Fechar

IMPRENSA

Inscrições no local.

Fechar

Aviso

Agradecemos
seu contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Fechar

Aviso

Agradecemos
a sua inscrição

A organização enviará um e-mail com a confirmação do seu nome na lista de participantes do VII Brasil nos Trilhos 2018.