Investimentos chegam a R$ 92 bi

Escrito por: Antf | postado em: 10/08/2018

Recursos das ferrovias foram direcionados para recuperação da malha, compra/reforma de material rodante e novas tecnologias.

 

As ferrovias associadas à ANTF investiram mais de R$ 92 bilhões entre 1996 e 2017, com uma média anual de R$ 4,38 bilhões (valores atualizados para 2017 com base no IPCA), e são exemplos de sucesso da concessão de serviços à iniciativa privada. Os valores contemplam, principalmente, a melhoria e a recuperação da malha, a compra e a reforma de material rodante, além da aquisição de novas tecnologias, capacitação profissional, qualificação das operações, entre outros.

 

Esses recursos possibilitaram um significativo aumento na frota de material rodante. Em 1997, as ferrovias contavam com 1.154 locomotivas. Em 2017, já somavam 3.268 unidades, uma elevação de 183%. No mesmo período, o número de vagões passou de 43.816 para 109.160, uma elevação de 149%.

 

 

Esses investimentos também permitiram uma evolução qualitativa e quantitativa no capital humano. Além de realizar uma ampla capacitação de pessoal, as concessionárias promoveram uma escalada de contratações e o número de empregos diretos e indiretos no setor deu um salto de quase 140% desde 1997: passou de 16.662 para 40.398, em 2017.

 

Ao transferir as operações das malhas ferroviárias à iniciativa privada, os cofres públicos também foram impactados positivamente. As empresas ferroviárias pagaram R$ 26,5 bilhões entre concessões, arrendamentos e tributos federais, estaduais e municipais, revertendo um grande prejuízo causado pela extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), empresa que controlava a maioria das ferrovias existentes. Antes do processo de concessão, a estatal gerava um déficit anual de R$ 300 milhões. Em 1996, quando as malhas começaram a ser concessionadas, o passivo da RFFSA ultrapassava os R$ 2,2 bilhões, ou o equivalente a US$ 1 milhão por dia.

 

Com esses dados, é possível concluir que o processo de concessão das ferrovias foi importante não apenas para a recuperação do setor e a geração de empregos, mas também para o desenvolvimento do País.

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