Maior valor em TKU da série histórica

Escrito por: Antf | postado em: 31/05/2019

Aumento na produção ferroviária foi de mais de 195% em TKU, com média anual de crescimento de 5,32%

 

Desde o início das concessões, processo ocorrido há 22 anos, as ferrovias voltaram a exercer um papel de destaque na logística brasileira. Apesar de a malha ferroviária do País ter cerca de 29 mil km, densidade pequena em relação a outros países com dimensões continentais, as ferrovias têm ampliado de forma robusta os seus índices de produtividade.

A gestão das empresas concessionárias associadas à ANTF garantiu um aumento da eficiência das ferrovias nas últimas duas décadas. Em 2018, a produção ferroviária atingiu 407 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil), o que significa um aumento de mais 195% desde o início das concessões — a produção era de 137 bilhões de TKU. Com isso, no ano passado o setor bateu um novo recorde e alcançou o maior valor da sua série histórica, com uma média anual de crescimento de 5,32%. O avanço medido em toneladas úteis (TU) foi igualmente expressivo nesse mesmo período: o transporte anual de cargas atingiu 569 milhões, mais do que dobro do volume de 1997.
 
É por intermédio das ferrovias que grandes volumes de commodities chegam aos portos brasileiros, o que permite a elevação contínua das exportações, ampliando o superávit do comércio exterior brasileiro. Atualmente, mais de 40% das commodities agrícolas chegam aos portos por ferrovia, e esse numero é ainda mais expressivo quando se trata de açúcar (cerca de 50%) e minérios (mais de 95%).
 
A movimentação de contêineres pelos trilhos também é crescente, graças à vocação desse meio na cadeia do transporte multimodal, que é o modelo ideal para a consolidação de uma logística eficiente e a redução do Custo Brasil: a chamada carga geral experimentou um crescimento igualmente singular, de mais de 140 vezes, desde o início das concessões, em 1997.
 
Para garantir a continuidade do crescimento das ferrovias de carga e manter a sua grande contribuição para a economia brasileira, é preciso o reconhecimento do trabalho já desenvolvido pelas concessionárias e ampliar a capacidade da malha existente, possibilitando que os trilhos cheguem a outros importantes polos produtores do País.

 

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