Informações gerais

O SETOR FERROVIÁRIO DE CARGA BRASILEIRO

 

Avanço contínuo em mais de duas décadas de concessão

Desde que as ferrovias foram concedidas à iniciativa privada, processo iniciado a partir de 1996, o transporte ferroviário de carga tem sofrido uma profunda transformação, uma vez que as empresas associadas à Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF buscam continuamente o aperfeiçoamento de suas atividades. Esse esforço contínuo se reflete nos números do setor, como apresentados a seguir.

As ferrovias de cargas ampliaram significativamente o volume transportado, tendo em 2019 transportado 493,8 milhões de toneladas úteis (TU), um aumento de 95% desde 1997 — época do início das concessões, quando foram movimentadas 253 milhões de toneladas úteis.

 

Aumento da produtividade (em TKU)

As ferrovias brasileiras também ganharam eficiência no período de concessão, o que pode ser representado pelo crescimento da produção ferroviária, que é calculada pela medida que indica o número de toneladas de carga movimentada a cada quilômetro. Em 2019, foram 366 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil), uma redução — a primeira em 23 anos — de 10% sobre o resultado de 2018 (407 bilhões de TKU). Essa queda do volume total transportado foi pontual e bastante atípica, já que na sua série histórica o setor experimentou sucessivos — e vigorosos, sempre acima do PIB — índices de crescimento, ano a ano. A explicação para a inversão da curva está relacionada ao impacto provocado pela interrupção da produção de minério de ferro de algumas operações no país e, em particular, como é notório, em Brumadinho. Desde o início das concessões, contudo, o crescimento em TKU foi de mais de 167%.

 

 

Investimentos na malha concedida à iniciativa privada

Desde o início das concessões, as ferrovias já investiram mais de R$ 75 bilhões (valores correntes), que representam mais de R$ 113 bilhões se atualizados pelo IPCA de 2019. Esses recursos foram destinados, principalmente, a melhoria e recuperação da malha, a compra e reforma de material rodante, e para aquisição de novas tecnologias, capacitação profissional, qualificação das operações, entre outros.

 

 

Material rodante

Em 2019, foram investidos R$ 3,3 bilhões, possibilitando um expressivo crescimento na frota de material rodante. Em 1997, as ferrovias contavam com 1.154 locomotivas; em 2019, já somavam 3.405 unidades, representando um aumento de 195%. No mesmo período, o número de vagões passou de 43.816 para 115.434 — alta de 163%.

 

Redução do Índice de Acidentes

Entre 1996 e 2019, as ferrovias associadas à ANTF reduziram 85% o Índice de Acidentes Ferroviário – IAF, mantendo padrões internacionais de segurança.

 

 

Transporte “ecologicamente correto”

Um vagão graneleiro de 100 toneladas substitui a movimentação de quase quatro caminhões, o que ajuda a reduzir os congestionamentos nas estradas e nos centros urbanos — e, como consequência, também diminui o impacto ambiental.

 

Geração de empregos diretos e indiretos

O número de empregos no setor (entre diretos e indiretos) cresceu cerca de 208% desde 1997: passou de 13.506 para 41.632 em 2019.

 

Participação na Matriz de Transportes

Nesses mais de 20 anos de concessão à iniciativa privada, as ferrovias ampliaram a participação na matriz de transporte do Brasil e respondem por cerca de 15% de “share”. Mas ainda há espaço para crescer. Veja dados comparativos nos dois gráficos abaixo:

 

 

O Brasil apresenta baixa densidade da malha, se comparado a países de dimensões continentais, como Canadá, Índia e China, e mesmo diante de seus pares na América Latina, como México e Argentina.

 

 

Para se ter uma ideia da importância das ferrovias na logística, mais de 95% dos minérios chegam aos portos brasileiros pelos trilhos. O modal responde pelo transporte de mais de 45% dos granéis sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, esse índice é de 49%.

 

Intermodalidade

Apesar de o transporte de minério e carvão representar aproximadamente 80% do volume total, as ferrovias têm procurado diversificar as cargas transportadas. A movimentação de contêineres, por exemplo, tem revelado uma expansão bastante positiva. Desde 1997, a movimentação de contêineres cresceu quase 135 vezes. Em 2019, foram mais de 470 mil TEU’s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) transportados por ferrovias.

 

 

Dados internacionais

O transporte ferroviário de cargas, um dos meios mecanizados de transporte precursores na movimentação de carga no mundo, ainda desempenha um papel fundamental na logística mundial. As principais economias do mundo têm a ferrovia como um dos meios básicos de transporte de cargas.

A maior malha ferroviária do mundo é a dos Estados Unidos, com cerca de 140 mil milhas (aproximadamente 225 mil quilômetros) para transporte de carga. Em 2019 as ferrovias norte-americanas transportaram aproximadamente 1.729.638 milhões de toneladas-milhas, ou “tone-mile”, no original em inglês (aproximadamente 1.074.747 milhões de TKU), com destino aos EUA, e cerca de 1.652.970 milhões de toneladas-milhas (aproximadamente 1.027.107 milhões de TKU) com origem nos EUA, segundo dados da Association of American Railroads – AAR.

Contudo, a Rússia é o país onde as ferrovias contam com maior representatividade na matriz de transporte — aproximadamente 80%. Conforme dados da Russian Railways, em 2019 o país movimentou 3.305 bilhões de TKU.

Já de acordo com o China Daily, as ferrovias chinesas transportaram 3.44 bilhões de toneladas em 2019, um aumento de aproximadamente 8% em relação a 2018.

Apesar de a malha brasileira ser pequena frente à malha desses países, as concessionárias de ferrovias de carga atingiram um elevado ganho de produtividade graças aos investimentos crescentes e contínuos realizados nas duas últimas décadas.

Informações do Setor

Comunicação e Imprensa

SETOR DE AUTARQUIAS SUL - QUADRA 01
BLOCO J - ED. CNT - TORRE A | SALA 605
70070-010 | BRASÍLIA/DF
Ver no mapa
  • T. (61) 3212-8900
  • F. (61) 3212-8919
Fechar

Fornecedores

Inscrições no local.

Fechar

PÚBLICO EM GERAL

Inscrições no local.

Fechar

IMPRENSA

Inscrições no local.

Fechar

Aviso

Agradecemos
seu contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Fechar

Aviso

Agradecemos
a sua inscrição

A organização enviará um e-mail com a confirmação do seu nome na lista de participantes do VII Brasil nos Trilhos 2018.