VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital

 

VI ENCONTRO ANTF DE FERROVIAS — EDIÇÃO DIGITAL.

Adaptado para o modelo virtual, o VI Encontro ANTF de Ferrovias — Edição Digital contou com mais de 1.100 inscritos e apresentações de mais de 60 trabalhos, divididos em 7 seções técnicas. Aqui você pode acessar os arquivos das apresentações e os artigos apresentados nas sessões técnicas.

 

PALESTRAS AO VIVO

1º Dia – 18/08/2021:

 Palestra TTCI: Analytically Investigating Derailment Incidents – Walter Rosenberger

 Palestra CNT: Diretor Executivo, Bruno Batista

Palestra FTC: Diretor de Operações, Luis Mário Novochadlo

 Palestra Rumo: Gerente Executivo de Planejamento & CCO, Bruno Casarini

 Palestra MRS: Diretor de Operações, Daniel Dias

 

2º Dia – 19/08/2021:

 Palestra Prof(a) Marta Cruz (UFES): Modelos de Simulação para o Planejamento Tático e Estratégico em Ferrovias de Carga. Experiência Acadêmica

 Palestra Prof. Yesid Assaf: Ensino e Pesquisa para um Setor Ferroviário mais Competitivo e Inovador

 Palestra Wabtec: Vice President Product Manager, Daniela Ornelas

 Palestra Trópico: Diretor Comercial, Samuel Lauretti

 Palestra Vale-EFC: Gerente Geral de Operações, Pedro Aderson Neto

 Palestra Vale-EFVM: Gerente Geral de Operações, Fernanda Valença

 Palestra VLI: Gerente Geral de Saúde e Segurança e Segurança Operacional, Gustavo Mucci Oliveira

 Palestra FTL: Diretor Comercial e de Operações, Marcello Barreto

 


SESSÕES TÉCNICAS

 

Via Permanente

 A Influência Da Base Topográfica Nos Quantitativos De Projetos Conceituais Greengield

 Análise Das Propriedades Físicas e Mecânicas De Um Subleito Ferroviário De Solos Tropicais

 Avaliação Do Estado De Obras De Arte Especiais e Suas Fundações Através De Técnicas De Monitoramento e Métodos Não Destrutivos

 Correlação De Dados De Nivelamento Para Prevenção De Acidentes No Trecho De Guarapuava

 Desenvolvimento De Trilhos Ferroviários — Uma Nova Abordagem Baseada Em Performance Operacional

 Detecção De Fratura Em Trilho Com Uso De Inteligência Artificial

 Esmerilhamento Robotizado Da Parte Inferior Do Patim No Processo De Soldagem De Trilhos Longos

 Ganhos Na Capina Química Via Vagão Pulverizador Com Melhorias Na Tecnologia De Aplicação

 Gestão Do Conhecimento e Informações Relacionadas Aos Ativos De Infraestrutura Ferroviária

 Identificação Automática De Trechos Da Estrada De Ferro Vitoria A Minas Com Dormentes Danificados

 Identificação De Defeitos Em Trilhos Por Imagens

 Investigação De Gatilhos Geotécnicos De Movimentação De Massa Em Taludes Ferroviários

 Manutenção 4.0 Da Via Permanente — Avanços Na Utilização De Big Data

 Modelagem Computacional De Dormente Monobloco De Concreto Protendido

 O Uso De Ferramentas Computacionais e De Modelagem BIM Aplicados A Projetos Estratégicos Ferroviários

 Priorização De Manutenção De Via Permanente Em Um Trecho Ferroviário Utilizando Modelagem Matemática

 Reavaliação Do Trem-Tipo Ferroviário Brasileiro

 Uso Do Ground Penetrating Radar Para Inspeção De Via Permanente Ferroviária

 

Segurança de Operação

 Aplicação De Metodologia Ágil Para Melhoria No Padrão De Comunicação Via Rádio Na EFC

 Aprendizagem Por Gamificação

 Aumento Do Nível De Segurança Operacional Utilizando Travas Logicas No Processo De Manutenção De Via Da EFC

 Automação Da Análise Operacional De Caixas-Pretas

 Machine Learning Para Prevenção De Acidentes Ferroviários

 O Guardião Em Ação Como Ferramenta De Segurança Pessoal Nas Áreas Operacionais Das Ferrovias

 Programa Site Seguro – Como Praticar Segurança Além Do Discurso

 Redução Do Lead Time Na Gestão De Manutenção Com Concepção De Aplicação Mobile

 Retirada De Empregados Pendurados Ou Sobre Vagões Durante Recuo De Trens Na Estrada De Ferro Vitoria A Minas

 Sistema De Intertravamento De Locomotivas No Terminal De Cargas

 Sistema Supervisório De Fim De Cauda Para Composição Ferroviária

 SISTEMP – Sistema De Monitoramento Da Temperatura Da Via Permanente

 

Meio Ambiente

 Desenvolvimento De Passagens De Fauna Para Trachemys Dorbigni Em Ferrovias No Rio Grande Do Sul

 Emissão De Gases Estufa – Uma Gestão Eficiente Na Ferrovia

 Monitoramento Ambiental Para Avaliação Do Processo De Aspersão De Polímeros

 Reestruturação De Programa De Monitoramento De Ruídos Para Ferrovias – Hierarquização E Modelagem Piloto

 Uso De Aplicativos Moveis De Geoprocessamento Para Coleta Dado Dos Aspectos Ambientais Da Via

 

Sinalização, Automação e Tecnologia

 Aplicação De Baterias De Íons De LIFEEPO4 Em Sistemas Fotovoltaicos Para Sinalização Ferroviária

 Diagnostico Socioambiental Dos Municípios Interceptados Pela Malha Ferroviária Da MRS Logística S.A.

 Identificação De Vagões Com Inteligência Artificial

 Manutenção Preditiva Em Máquinas De Chave Ferroviária

 Rede De Acesso LTE 250 MHz – EFVM

 Sistema De Inspeção De Carga De Minério

 Sistema De Inspeção De Vagões

 Do reparo de falhas à manutenção pró ativa utilizando técnicas de análise de dados emergentes

 

Sessão Geral

 Estudo De Resina Polimérica Para Prevenção De Desgaste Por Abrasão Em Dormentes De Concreto

 

Produtividade de Operação

 Análise Da Causa Raiz De Perdas De Eficiência Energética Em Uma Ferrovia De Cargas

 Aumento De Velocidade No Acoplamento Do Helper Dinâmico

 Avaliação Da Qualidade Da Correção Geométrica

 Avaliação Do Método De Estabilização Dinâmicas Do Lastro Na Estrada De Ferro Carajás

 Modelo Operacional e Circulação Das Locomotivas De Auxílio Durante Manutenção Com Interrupção De Circulação

 Previsão De Circulação – Ferramenta Para Otimização Da Tomada De Decisão

 Proposta De Modelo De Gestão Do Conhecimento Na Engenharia De Transportes Da MRS Logística

 Redução Do Coeficiente De Arrasto Sobre Trens Double Stack

 Sistema Computacional Para Distribuição De Vagões e Locomotivas

 Sistema Integrado De Distribuição De Recursos Para Carregamento De Minério Na EFVM

 Sistema Puxado De Circulação De Trens VLI

 Uma Metodologia Para Modelagem e Simulação De Pátios Ferroviários

 Utilização De Células De Biocombustível Movidas a Etanol Para Trens De Carga

 

Material Rodante

 A Importância Do Amortecimento No Projeto Dos Truques Para A Redução Do Desgaste Das Rodas

 Aplicação De Redes Neurais Para Tomada De Decisão e Previsão De Desgaste De Rodeiros

 Benefícios Operacionais e Avaliação De Manutenção De Novos Eixos Tubulares

 Câmara Analitycs

 Estudo Da Eficácia Dos Drenos Verticais – Adaptados Para Vagões Tipo Gondola

 Monitoramento De Rolamento Através De Waysides

 Otimização De Instalação De Waysides

 Projeto – Railway – Energy

 Taxa De Desgaste e Usinagem Econômica De Rodeiros

 Transformação De Vagão Tipo Fechado Convencional Para Vagão Tipo Fechado All-Door

 Transporte Ferroviário De Componentes Para Manutenção Na MRS

 

 

 

 

Informações do Setor

Comunicação e Imprensa

SETOR DE AUTARQUIAS SUL - QUADRA 01
BLOCO J - ED. CNT - TORRE A | SALA 605
70070-010 | BRASÍLIA/DF
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  • T. (61) 3212-8900
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