INVESTIMENTOS ULTRAPASSAM R$ 156 BI

Escrito por: Antf | postado em: 23/06/2023

Recursos das ferrovias foram direcionados para recuperação da malha, compra/reforma de material rodante e novas tecnologias.

 

As ferrovias associadas à ANTF — exemplos de sucesso da concessão de serviços à iniciativa privada — investiram mais de R$ 92 bilhões entre 1997 e 2022; o valor equivale a R$ 156,45 bilhões, se atualizados com base no IPCA. Os recursos contemplam, principalmente, a melhoria e a recuperação da malha, a compra e a reforma de material rodante, além da aquisição de novas tecnologias, capacitação profissional e qualificação das operações, entre outros.

Esses recursos possibilitaram um significativo aumento na frota de material rodante. Em 1997, as ferrovias contavam com 1.154 locomotivas. Em 2022, já somavam 3.100 unidades, uma elevação de 169%. No mesmo período, o número de vagões passou de 43.816 para 112.640, uma expansão de 162%.

Esses investimentos também permitiram uma evolução qualitativa e quantitativa no capital humano. Além de realizar uma ampla capacitação de pessoal, as concessionárias promoveram uma escalada de contratações e o número de empregos diretos e indiretos no setor deu um salto de 218% desde 1997: passou de 16.662 para 42.979 colaboradores, em 2022.

Ao transferir as operações das malhas ferroviárias à iniciativa privada, os cofres públicos também foram impactados positivamente. As empresas ferroviárias pagaram mais de R$ 70 bilhões (ou mais de R$ 102 bilhões, se atualizados pelo IPCA) entre concessões, arrendamentos e tributos federais, estaduais e municipais, revertendo um grande prejuízo causado pela extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), empresa que controlava a maioria das ferrovias existentes. Antes do processo de concessão, a estatal gerava um déficit anual de R$ 300 milhões. Em 1996, quando as malhas começaram a ser concessionadas, o passivo da RFFSA ultrapassava os R$ 2,2 bilhões, ou o equivalente a US$ 1 milhão por dia.

Com esses dados, é possível concluir que o processo de concessão das ferrovias foi importante não apenas para a recuperação do setor e a geração de empregos, mas também para o desenvolvimento do País.

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