Quem Somos

A ANTF

PROPÓSITO
Promover a relevância do setor ferroviário no Brasil, conciliando temas comuns entre as concessionárias para o desenvolvimento setorial.

VISÃO DE FUTURO
Em 2030, o setor ferroviário será mais representativo na cadeia logística, sendo reconhecido como eficiente e imprescindível para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do país.

comitês formados por especialistas

São os comitês, formados pelos principais especialistas e representantes de cada uma das associadas, os responsáveis pela discussão dos grandes temas setoriais, por fomentar consenso técnico e propor contribuições para o avanço da infraestrutura ferroviária. São eles:

O Comitê de Governança e Alinhamento Estratégico tem como objetivo coordenar o alinhamento de pautas institucionais e regulatórias, promovendo a articulação entre as associadas e a Diretoria Executiva. Atua no fortalecimento da governança interna e na preparação de temas estratégicos para apreciação e decisão do Conselho Diretor.

O Comitê Jurídico Regulatório é responsável por analisar pautas regulatórias, projetos de lei, políticas públicas e temas jurídicos, com foco na promoção da segurança jurídica e da melhoria regulatória do setor. Atua na formulação de recomendações para o posicionamento jurídico-regulatório da entidade em assuntos como normativos da ANTT, contratos de concessão e autorização, atos do Poder Executivo, ações judiciais e questões internas da ANTF.

O Comitê de Relações Governamentais e Institucionais apoia a atuação da Associação em pautas institucionais, contribuindo para a definição de estratégias de advocacy junto aos Poderes Legislativo e Executivo, em todas as esferas. Atua também no posicionamento do setor em audiências públicas e na articulação com outras entidades associativas em temas de interesse comum.

O Comitê de Inovação e Competitividade atua como um fórum permanente dedicado à promoção de iniciativas que contribuam para o aumento da competitividade e a redução de custos no setor ferroviário. Sua missão é recomendar e planejar ações estratégicas para o setor, oferecer suporte técnico aos demais comitês da ANTF, além de propor temas técnicos que possam ser objeto de autorregulação pelo Autorregulador Ferroviário.

O Comitê de Sustentabilidade promove boas práticas ESG, ampliando a discussão sobre sustentabilidade como motor para o fortalecimento do setor ferroviário. Atua na proposição de padrões e indicadores para o setor, na análise de normas e projetos de lei relacionados ao tema, e na disseminação de dados e boas práticas dentro e fora da indústria.

O Comitê de Ética e Integridade tem a missão de garantir um alto padrão de governança e compliance no setor ferroviário, alinhado ao Código de Ética e Conduta da ANTF. Vinculado diretamente ao Conselho Diretor, atua no apoio à apuração de relatos, no acompanhamento do plano de integridade e na recomendação de ações voltadas à integridade, riscos e controles internos.

Nossa equipe
Davi Barreto - Diretor-Presidente - 1
Davi Barreto
Diretor-Presidente
Ellen-Martins-Diretora-de-Governanca-e-Sustentabilidade-v6
Ellen Martins
Diretora de Governança e Sustentabilidade
Paulo Roberto de Oliveira Jr. - Diretor de Dados e Autorregulação
Paulo Oliveira
Diretor de Dados e Autorregulação
Yuri Pontual - Diretor Jurídico e Regulatório (1)
Yuri Pontual
Diretor Jurídico e Regulatório
Heider Gomes - Gerente Técnico
Heider Gomes
Gerente Técnico
Mauro Uchôa - Gerente Administrativo-Financeiro
Mauro Uchôa
Gerente de Governança e Finanças
Ronaldo Melo - Analista Júnior de Relações Governamentais e Institucionais
Ronaldo Melo
Analista de Relações Governamentais e Institucionais
Júlia Américo - Assistente de Relações Governamentais e Institucionais
Júlia Américo
Assistente de Relações Governamentais e Institucionais
Mariana Zenni - Assessora Administrativa e de Governança
Mariana Zenni
Analista de Governança e Comunicação
Isabelle Campelo - Advogada Júnior
Isabelle Campelo
Advogada
Rafael Matos - Analista de Dados
⁠Rafael Matos
Analista de Dados
Daiana Lima - Secretária v2
Daiana Lima
Secretária
Maria Rosália - Auxiliar de Serviços Gerais
Maria Rosália
Auxiliar de Serviços Gerais
Cronologia:

Século XVII – Vagões de madeira, circulando em trilhos de madeira, são utilizados em minas de carvão do norte da Inglaterra.

1776 – Trilhos de madeira são substituídos por trilhos de ferro, nas minas de carvão de Shropshire, Inglaterra.

1801 – Autorização do governo inglês para exploração da primeira ferrovia de carga: a Surrey Iron Railway.

1803 – Início da operação na Surrey Iron Railway, ligando Wandsworth a Croyden, Inglaterra, com tração animal.

Emprego da tração animal em ferrovias

1804 – Richard Trevithick testa o emprego de locomotiva a vapor para substituir a tração animal, sem sucesso, pois essa máquina mostrou-se incapaz de subir pequenas rampas por falta de peso para produzir aderência.

1807 – Início da operação da primeira ferrovia de passageiros: a Oystermouth Railway, na Inglaterra, com tração animal.

1812 – Emprego de locomotiva a vapor, com rodas e um dos trilhos dentados (semelhantemente a uma cremalheira), na Middleton Railway, Inglaterra, para superação dos problemas de aderência.

1825 – Abertura ao tráfego da Stockton e Darlington Railway, Inglaterra, onde foi empregada uma locomotiva a vapor com razoáveis condições de tração e aderência, projetada por George Stephenson.

Locomotiva a vapor de Stephenson

1828 – Promulgada, no Brasil, a Lei José Clemente, que autoriza a construção de estradas no País, por empresários nacionais ou estrangeiros.

1830 – A Liverpool e Withstable Railway, Inglaterra, substitui toda a tração animal por locomotivas a vapor.