Quem Somos

A ANTF

PROPÓSITO
Promover a relevância do setor ferroviário no Brasil, conciliando temas comuns entre as concessionárias para o desenvolvimento setorial.

VISÃO DE FUTURO
Em 2030, o setor ferroviário será mais representativo na cadeia logística, sendo reconhecido como eficiente e imprescindível para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do país.

comitês formados por especialistas

São os comitês, formados pelos principais especialistas e representantes de cada uma das associadas, os responsáveis pela discussão dos grandes temas setoriais, por fomentar consenso técnico e propor contribuições para o avanço da infraestrutura ferroviária. São eles:

O Comitê de Gente tem como objetivo estimular a formação e capacitação dos colaboradores das Associadas da ANTF por meio de cursos fornecidos pela CNT e outras parcerias possíveis.

O Comitê de Meio Ambiente tem como objetivo articular o intercâmbio de informações e ações conjunta das Associadas, para difusão de boas práticas e aprimoramento da Gestão Ambiental, ações integradas à Sustentabilidade e Responsabilidade Social, além de adoção de critérios de Environmental Social Governance – ESG.

O Comitê Operacional tem como objetivo articular o intercâmbio de informações e ações conjuntas das Associadas, para o estabelecimento de padrões e aprimoramento da regulação existente no que tange aos aspectos técnico-operacionais do transporte ferroviário.
O Comitê também tem como foco o estímulo às ações integradas voltadas para Segurança Ferroviária, considerando inovação, novas metodologias e tecnologias aplicáveis.

O Comitê de Patrimônio tem como objetivo promover intercâmbio de informações e articulação de ações conjuntas das Associadas, para difusão de boas práticas aperfeiçoamento regulatório dos assuntos da gestão patrimonial e territorial (e.g. desapropriação, devolução de ativos, etc.) e atuação junto aos órgãos públicos.

O Comitê de Planejamento tem como objetivo promover o subsídio à ANTF com dados e informações da operação e infraestrutura das Associadas, para monitoramento do desempenho do setor ferroviário, identificando oportunidades para seu fomento e desenvolvimento no âmbito dos contratos de concessão e da Política Pública setorial.

O Comitê Regulatório tem como objetivo articular o intercâmbio de informações e as ações conjuntas das Associadas no que tange os assuntos regulatórios, com vistas ao aumento da segurança jurídica e regulatório do setor ferroviário.

O Comitê de Suprimentos tem como objetivo articular o intercâmbio de informações e as ações conjuntas das Associadas sobre o aumento de fornecedores de insumos críticos ao setor ferroviário, através da identificação de necessidades e interesses comuns para ampliação e diversificação da indústria ferroviária no Brasil.

O Comitê Jurídico tem como objetivo prestar consultoria jurídica aos assuntos tratados nos demais comitês, bem como articular as ações judiciais conjuntas das Associadas, através da ANTF, com vistas a defender seus direitos perante os tribunais no Brasil.

O Comitê Tributário e Contábil tem como objetivo prestar consultoria tributária e contábil aos assuntos tratados nos demais comitês, bem como articular o intercâmbio de informações e as ações conjuntas das Associadas com vistas à defender seus diretos perante o poder público.

Nossa equipe
Davi Barreto - Diretor-Presidente - 1
Davi Barreto
Diretor-Presidente
Ellen-Martins-Diretora-de-Governanca-e-Sustentabilidade-v6
Ellen Martins
Diretora de Governança e Sustentabilidade
Paulo Roberto de Oliveira Jr. - Diretor de Dados e Autorregulação
Paulo Oliveira
Diretor de Dados e Autorregulação
Yuri Pontual - Diretor Jurídico e Regulatório (1)
Yuri Pontual
Diretor Jurídico e Regulatório
Heider Gomes - Gerente Técnico
Heider Gomes
Gerente Técnico
Mauro Uchôa - Gerente Administrativo-Financeiro
Mauro Uchôa
Gerente de Governança e Financeiro
Ronaldo Melo - Analista Júnior de Relações Governamentais e Institucionais
Ronaldo Melo
Analista de Relações Governamentais e Institucionais
Júlia Américo - Assistente de Relações Governamentais e Institucionais
Júlia Américo
Assistente de Relações Governamentais e Institucionais
Mariana Zenni - Assessora Administrativa e de Governança
Mariana Zenni
Analista de Governança e Comunicação
Isabelle Campelo - Advogada Júnior
Isabelle Campelo
Advogada
Rafael Matos - Analista de Dados
⁠Rafael Matos
Analista de Dados
Daiana Lima - Secretária v2
Daiana Lima
Secretária
Maria Rosália - Auxiliar de Serviços Gerais
Maria Rosália
Auxiliar de Serviços Gerais
Cronologia:

Século XVII – Vagões de madeira, circulando em trilhos de madeira, são utilizados em minas de carvão do norte da Inglaterra.

1776 – Trilhos de madeira são substituídos por trilhos de ferro, nas minas de carvão de Shropshire, Inglaterra.

1801 – Autorização do governo inglês para exploração da primeira ferrovia de carga: a Surrey Iron Railway.

1803 – Início da operação na Surrey Iron Railway, ligando Wandsworth a Croyden, Inglaterra, com tração animal.

Emprego da tração animal em ferrovias

1804 – Richard Trevithick testa o emprego de locomotiva a vapor para substituir a tração animal, sem sucesso, pois essa máquina mostrou-se incapaz de subir pequenas rampas por falta de peso para produzir aderência.

1807 – Início da operação da primeira ferrovia de passageiros: a Oystermouth Railway, na Inglaterra, com tração animal.

1812 – Emprego de locomotiva a vapor, com rodas e um dos trilhos dentados (semelhantemente a uma cremalheira), na Middleton Railway, Inglaterra, para superação dos problemas de aderência.

1825 – Abertura ao tráfego da Stockton e Darlington Railway, Inglaterra, onde foi empregada uma locomotiva a vapor com razoáveis condições de tração e aderência, projetada por George Stephenson.

Locomotiva a vapor de Stephenson

1828 – Promulgada, no Brasil, a Lei José Clemente, que autoriza a construção de estradas no País, por empresários nacionais ou estrangeiros.

1830 – A Liverpool e Withstable Railway, Inglaterra, substitui toda a tração animal por locomotivas a vapor.