Governança

Estatuto

O Estatuto Social da ANTF estabelece o Conselho Diretor como órgão superior de sua administração. As funções executivas são exercidas por quatro diretores executivos, sendo o diretor-presidente a autoridade máxima da ANTF.

Estrutura da ANTF
COMPOSIÇÃO ATUAL DO CONSELHO DIRETOR

A ANTF conta com um Conselho Diretor que estabelece as diretrizes de funcionamento da instituição. Cotidianamente, é o diretor-presidente que responde pelas atividades da associação. Conheça os membros do Conselho Diretor:

Sérgio Leite
Gustavo Cota

Benony Schmitz Filho
João Marcelo Mendes

Guilherme Melo
Daniela Junqueira

Pedro Marcus Lira Palma
Natália Marcassa

Tufi Daher Filho
Ismael Trinks

Marcelo Sampaio
Daniella Barros

Fabio Marchiori
Joyce Andrews da Costa

Cronologia:

Século XVII – Vagões de madeira, circulando em trilhos de madeira, são utilizados em minas de carvão do norte da Inglaterra.

1776 – Trilhos de madeira são substituídos por trilhos de ferro, nas minas de carvão de Shropshire, Inglaterra.

1801 – Autorização do governo inglês para exploração da primeira ferrovia de carga: a Surrey Iron Railway.

1803 – Início da operação na Surrey Iron Railway, ligando Wandsworth a Croyden, Inglaterra, com tração animal.

Emprego da tração animal em ferrovias

1804 – Richard Trevithick testa o emprego de locomotiva a vapor para substituir a tração animal, sem sucesso, pois essa máquina mostrou-se incapaz de subir pequenas rampas por falta de peso para produzir aderência.

1807 – Início da operação da primeira ferrovia de passageiros: a Oystermouth Railway, na Inglaterra, com tração animal.

1812 – Emprego de locomotiva a vapor, com rodas e um dos trilhos dentados (semelhantemente a uma cremalheira), na Middleton Railway, Inglaterra, para superação dos problemas de aderência.

1825 – Abertura ao tráfego da Stockton e Darlington Railway, Inglaterra, onde foi empregada uma locomotiva a vapor com razoáveis condições de tração e aderência, projetada por George Stephenson.

Locomotiva a vapor de Stephenson

1828 – Promulgada, no Brasil, a Lei José Clemente, que autoriza a construção de estradas no País, por empresários nacionais ou estrangeiros.

1830 – A Liverpool e Withstable Railway, Inglaterra, substitui toda a tração animal por locomotivas a vapor.