Autorregulação

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O que é Autorregulação?

A ANTF é o Autorregulador Ferroviário – ARF de seus associados, conforme reconhecido em seu Estatuto Social, desde 2024. A atividade de autorregulação do setor ferroviário é regulada pela Lei 14.273/2021, e envolve principalmente atividades de instituição de normas de padrões técnico-operacionais para execução do transporte ferroviário e conciliação de conflitos técnicos entre os associados.

Quem pode se associar?

A autorregulação é aberta para todos aqueles caracterizados como operadores ferroviários, conforme previsto no art. 3º, inciso XII, da Lei 14.273/2021, sejam associados ou não associados à ANTF.
Para saber mais como se tornar membro do Autorregulador Ferroviário, entre em contato através de [email protected].

Como funciona a Autorregulação?

As regras de funcionamento e a governança das atividades de autorregulação estão expressas no Código de Autorregulação das Ferrovias – CAF.

Qual a estrutura da Autorregulação na ANTF?

Todos os associados da ANTF são automaticamente signatários da autorregulação.

Órgão máximo é o Conselho de Autorregulação, reunindo os conselheiros indicados por todas as signatárias.

Além do Conselho de Autorregulação, o CAF prevê uma Diretoria de Autorregulação, responsável pelo desdobramento da agenda de autorregulação.

As normas são construídas a partir das discussões nas comissões normativas, que contam com a observação pelo regulador ferroviário, a ANTT. O CAF ainda permite atividades de mediação e supervisão.

Sérgio Leite (Conselheiro Titular)
Gustavo Cota (Conselheiro Suplente)

Benony Schmitz Filho (Conselheiro Titular)
Celso Schurhoff (Conselheiro Suplente)

Guilherme Melo (Conselheiro Titular)
Daniela Junqueira (Conselheira Suplente)

Pedro Marcus Lira Palma (Conselheiro Titular)
Natália Marcassa (Conselheira Suplente)

Tufi Daher Filho (Vice-Presidente do Conselho e Conselheiro Titular)
Ismael Trinks (Conselheiro Suplente)

Marcelo Sampaio (Presidente do Conselho e Conselheiro Titular)
Daniella Barros (Conselheira Suplente)

Fabio Marchiori (Conselheiro Titular)
Joyce Andrews da Costa (Conselheira Suplente)

Normativos

Não há normativos em vigor até o momento.

Em março-2025, o Conselho de Autorregulação instituiu a primeira comissão normativa, sobre “Compartilhamento de material rodante”, cujos trabalhos devem ocorrer ao longo do ano.

Ainda em 2025, o ARF irá publicar sua agenda regulatória, com os temas que serão objeto de autorregulação no futuro.

Ouvidoria

O Canal de ética da ANTF recebe denúncias, reclamações e elogios relacionados à atuação de seus próprios colaboradores, bem como de seus Associados, no que tange aos assuntos autorregulados.

Para falar com a Ouvidoria, acesse

Cronologia:

Século XVII – Vagões de madeira, circulando em trilhos de madeira, são utilizados em minas de carvão do norte da Inglaterra.

1776 – Trilhos de madeira são substituídos por trilhos de ferro, nas minas de carvão de Shropshire, Inglaterra.

1801 – Autorização do governo inglês para exploração da primeira ferrovia de carga: a Surrey Iron Railway.

1803 – Início da operação na Surrey Iron Railway, ligando Wandsworth a Croyden, Inglaterra, com tração animal.

Emprego da tração animal em ferrovias

1804 – Richard Trevithick testa o emprego de locomotiva a vapor para substituir a tração animal, sem sucesso, pois essa máquina mostrou-se incapaz de subir pequenas rampas por falta de peso para produzir aderência.

1807 – Início da operação da primeira ferrovia de passageiros: a Oystermouth Railway, na Inglaterra, com tração animal.

1812 – Emprego de locomotiva a vapor, com rodas e um dos trilhos dentados (semelhantemente a uma cremalheira), na Middleton Railway, Inglaterra, para superação dos problemas de aderência.

1825 – Abertura ao tráfego da Stockton e Darlington Railway, Inglaterra, onde foi empregada uma locomotiva a vapor com razoáveis condições de tração e aderência, projetada por George Stephenson.

Locomotiva a vapor de Stephenson

1828 – Promulgada, no Brasil, a Lei José Clemente, que autoriza a construção de estradas no País, por empresários nacionais ou estrangeiros.

1830 – A Liverpool e Withstable Railway, Inglaterra, substitui toda a tração animal por locomotivas a vapor.